domingo, 16 de setembro de 2007

Cidade alemã tira todos os sinais de trânsito das ruas.


A partir desta semana, nada de semáforos e placas: é cada um por si.
Objetivo é melhorar o tráfego e aumentar a segurança dos pedestres.
Autoridades da cidade alemã de Bohmte chegaram a uma ousada conclusão sobre a melhor maneira de controlar o trânsito e aumentar a segurança nas ruas: a partir desta quarta-feira (12) todas as formas de controle de tráfego desaparecerão do centro da cidade. Semáforos e placas vão virar peça de museu.
Na região circulam diariamente 13.500 carros por dia. Segundo o prefeito Klaus Goedejohann, agora motoristas e pedestres gozarão de direitos iguais, e decidirão na hora qual a melhor atitude a tomar. "O trânsito não mais dominará", disse ele.
A idéia de remover os sinais de trânsito, chamada "Espaço Compartilhado", foi desenvolvida pelo especialista em tráfego holandês Hans Monderman, com o apoio da União Européia -que cobrirá metade dos custos da operação (cerca de R$ 3,3 milhões no total).
A cidade de Drachten, na Holanda, foi a primeira cobaia de Monderman. Ele tirou todo e qualquer tipo de sinalização de trânsito. Até calçadas foram sacrificadas. "Lá foi um sucesso", garante o prefeito da pequena Bohmte.
Nem todo mundo está feliz com a novidade. "Só porque funcionou na Holanda não quer dizer que vai funcionar aqui", afirma Werner Koeppe, especialista do Instituto Técnico de Tráfego de Berlim.

Nenhum comentário: