segunda-feira, 20 de agosto de 2007

E eu que achei que os fãs de Harry Potter tinham descoberto o prazer da leitura...


Relendo o que foi escrito pelos fãs, fica claro que os amantes de Potter não gostam de ler: gostam de fazer parte de um fenômeno cultural e de buscar sentido nas suas vidas através dessa história - mas só dessa história. A leitura talvez fosse apenas um fardo que eles tiveram de enfrentar para participar dessa mania, dessa febre. Mas, no momento em que eles não tiverem de ler mais nada... fica por isso mesmo. Concluo isso porque, a coisa que mais salta aos olhos na maioria comentários que recebi é que os tais fãs não leram o que eu escrevi. Não leram. Como eu sei disso? As reclamações podem ser resumidas em uma frase: dezenas de pessoas escreveram para questionar, em suma, quem era eu para falar mal de Harry Potter. O problema é que... fico até sem graça de falar... mas... eu não falei mal de Harry Potter! Eu não emiti sequer uma opinião - nem umazinha - sobre o volume que fecha o ciclo.

Nenhum comentário: