quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Reino Unido usa placas de trânsito contra navegação por satélite.


Aparelhos causaram acidentes e engarrafamentos no sul do País de Gales.
Controladores querem que os motoristas desconfiem da tecnologia.
As estradas britânicas começaram a testar placas de sinalização para alertar para os riscos de confira demais nos sistemas de navegação por satélite.
Quatro placas foram colocadas na região de um ponto negro numa cidade no sul do País de Gales, onde aparelhos eletrônicos levavam os motoristas para um atalho que era apertado demais para a maior parte dos veículos, o que causava acidentes e engarrafamentos.
Em apenas seis meses, pelo menos 12 caminhões tentaram pegar o caminho e ficaram entalados, o que fez com que as placas fossem criadas para um período de testes. Se elas tiverem um efeito positivo, a sinalização pode ser instalada em todo o Reino Unido.
Segundo a imprensa local, algumas das vias tinha sinalização textual, mas não era compreendida pelos motoristas estrangeiros, o que fez com que fosse criado o sinal.
“Temos muitos problemas causados por motoristas de confiam excessivamente nos sistemas de navegação por satélite”, disse o engenheiro de tráfego britânico Mark Simpson, que idealizou o sistema.
Cerca de 4 milhões de motoristas britânicos usam sistemas de navegação por satélite, o equivalente a 12,5% das pessoas que dirigem no país.
Há relatos de motoristas que entraram pela contramão ou de uma ambulância que transportou um paciente por mais de 100 km na direção errada por causa de problemas com o sistema de navegação.

Nenhum comentário: