sábado, 10 de novembro de 2007

Causos-Fantasma no Espelho?

A Sra. Luiza nos conta um episódio arrepiante sobre um suposto fantasma que a surpreendeu num momento íntimo. Leiam o relato:"Estava em casa, escovando o cabelo em frente ao espelho do quarto. Quando levantei a cabeça para me olhar, vi que atrás de mim havia um menino com roupas bem antigas e o rosto todo roxo. Ele tinha uma expressão de súplica, como se estivesse pedindo ajuda.Eu fechei os olhos e pedi que ele fosse embora. Porque eu não ia falar com ele e não poderia ajudá-lo!Não acredito nessas coisas - penso que os mortos não podem voltar à Terra. E, de fato,o menino desapareceu. De vez em quando, me surge uma dessas..."É curiosa essa relação entre as aparições e os espelhos. Diferente dos vampiros, quem não possuem reflexo, os fantasmas costumam usar a imagem refletida para apavorar os viventes. O pesquisador Reinaldo Carneiro Leão - que é do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco - me tem "causo" sobre o tema.Segundo Reinaldo, nos idos dos anos 50, uma moça vaidosa, que morava num velho sobrado do Centro do Recife, escovava as madeixas sentada na penteadeira quando viu a imagem de um velhinho sorridente refletida no espelho. Ela ficou branca e muda de medo. E antes de desmaiar ainda ouviu o idoso dizer:- Tais no meu lugarzinho, né?Depois que a jovem se recuperou da "bilora", os vizinhos explicaram a ela que o velho era um antigo morador do sobrado, que costumava passar as tardes naquele quarto...

Nenhum comentário: