quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Causos-Uma Data de Assustar.

Fim de outubro, começo de novembro: tempo de medo! Ontem foi comemorado o Halloween, o dia das bruxas americano que ficou conhecido no Brasil por meio dos filmes e cursos de inglês. Alguns defensores da cultura brasileira propuseram que, em nosso país, a data vire "o Dia do Saci". A idéia tem muitos defensores, mas há que pense outras versões para a nova comemoração.
O maestro Sérgio Barza (professor do Conservatório Pernambucano de Música), por exemplo, acha que o dia deveria ser "do Lobisomem" e não do Saci. Segundo o maestro, o perneta que se tornou popular graças ao escritor Monteiro Lobato é um "encantado" típico dos estados do Sudeste e não poderia ser o representante assombrado de toda a Nação. O já o monstro peludo é parte do folclore de todas as regiões, explica Barza.
Talvéz o mais conveniente fosse transformar do 31 de novembro no "Dia da Assombração Nacional, ou "Dia do Malassombro Brasileiro". Na data, fantasmas e seres mágicos de cada localidade estariam liberados para fazer apararições e pregar sustos nos viventes. Em Pernambuco, acho que esta seria uma data para encontrar a Cumade Fulôzinha...
E você, o que acha do Halloween e do Dia do Saci? Deixe o seu comentário e dê a sua opinião!

Nenhum comentário: